Hoje vim falar sobre reforços positivos. Sim, reforços po-si-ti-vos. Vim ensinar-vos que não é persiso bater, usar coleiras "especiais", ou fazer qualquer outra coisa do género para convencer os vossos patudos a fazer truques, serviços ou a comportarem-se direito.
Primeiro pensem: "Do que é que o meu buba gosta mais?". Podem ser biscoitos, ração, brinquedos,mimos, qualquer coisa que ele adore e que lhe faça bem.( a Aika de vêz em quando só treina por fiambre de peru. Ai que gulosa!).
Agora façam uma lista dos truques que querem que ele aprenda (quando digo truques também me refiro a serviços ou comportamentos mas não se esqueçam de apenas pedir aquilo que eles querem, podem, conseguem e estão habilitados a fazer. Não esperem demasiado deles.).
Tenho de lembrar-vos para baixarem as vossas expectativas. Comecem com uma coisa simples,... como sentar por exemplo. Assim ele aprende que se fizer as coisas bem será recompensado.
O reforço positivo não serve só para ensinar. Serve também para corrigir.
Imaginem que o patudo faz as necessidades em casa.
Quando chegam a casa vem o que ele fez e repreendem de uma forma calma chamando-o e apontando para a asneira e dizendo somente a palavra NÃO. Depois levam-no á rua para que ele saiba onde deve ter aquele comportamento.
No dia seguinte ao chegarem a casa ficam contentes porque ele se portou bem e ai é que entra o reforço positivo. Podem felicita-lo e dizer-lhe coisas como "lindo menino, desta vez portaste te bem"
e dar-lhe uma recompensa.
Se tiverem alguma dúvida podem comentá-la ou enviar um e-mail para o e-mail do blog.
Não se esqueçam de dar a vossa opinião e de subscrever.
Hugs
Maika
Sem comentários:
Enviar um comentário